sábado, 10 de setembro de 2016

SOBRE O REAL







Quando menos dei por isso, estávamos sentados os dois num murete de pedra negra, polida, arestas quebradas, no lado de fora de uma montra a dar para a rua de um lugar qualquer. Te chegaste a mim até não haver espaço vazio por preencher à custa da nossa roupa, tua perna alçada no meu colo. Sei que equilibrava um livro passando-o por cima de ti, por cima dessa perna, a poucas páginas do princípio quase tudo ainda por ler; uma folha que se manteve de pé, enquanto nos calávamos, o tempo todo sem truques de ilusionismo. Ocupávamos a mão livre com um cigarro cada, imitávamos aquele fumo: cortina cerrada no ponto de fogo, mal se afasta um nada desaparecendo para o ar das coisas mortas. Usavas lenço ao pescoço, estampado de flores, e um vestido de ganga escura com botões à frente, abotoado até ele. E uns óculos escuros. E um afro feito da carapinha teu orgulho tua força, nesse fim de corpo como um embondeiro (resistente aos olhos, vazio e escuro no interior embalando a noite de todos os tempos). Posto de lado, trocando as voltas ao espelho do teu olhar escondido, sabia que me olhavas, embevecida, pura; e enquanto o fazias, abrias um sorriso de peixe agudo. Costuravas minhas feridas com anzóis de seda; me adormecendo os sentidos, me levando a melhor ao desastre no coral dos teus dentes à mostra. Assim era o que sabia eu ser, não sabia, é que ia levar todo este tempo para dizer-to. Porque ali sendo aquela hora, nada via além senão o rasto de um avião pontual acima de nós, quase a chegar ao chão indo pouco depois para outro lado. Usava eu camisa aos quadrados pretos e brancos, por cima disto um colete de cabedal com uma borboleta-caveira (Acheronthia atropos) cravada no lugar do peito engraçado, eu que nunca vesti nada que desse vontade de rir. Exposto na montra por trás de nós, um quadro com uma criança desenhada se agarrando a um cordão umbilical acabando na ponta por ser umas asas de pavão incolor, enclausurada por painéis de cofragem metálica (sem nesga por onde pudesse de ali sair), erguidos até à altura final, impossível, do sonho no topo uma peça de fecho assentando nela uns carris do comboio rápido que nunca passa por ali; o reflexo desfocado de um prédio de esquina, com as janelas todas abertas para fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário