sábado, 14 de janeiro de 2017

ENSOLEIRAMENTO GERAL





Corpo baldio, fundado directamente contra o terreno onde é isolado. Se lê à transparência vegetal, seu cunhal delimitador. Se compatibilizam seus elementos diferentes, os vários traçados no interior de todas as especialidades – vezes há que não servem, palavra ou corpo, então se desenham outros. Enxertados de ferro vivo em osso queimado, apontam nesse corpo outra palavra. Se verifica o andamento dos trabalhos na frente da obra por se erguer e alterar, se realiza o levantamento da altimetria do mundo em volta, se desenham ruas só para ele. Se aldraba a empreitada se por aí resultar lucro se não, se subtrai, subdimensionando a estrutura de si mesmo – enganar os cálculos por pouco. Se escolhe parede ao acaso num lugar, sem projecto, ainda antes de ser levantada, martelando aí uma ideia fixa de ferragens em desalinho, desconseguindo medida igual ao chão a partir de cada uma dessas ancoragens aos ornatos que ficam da pele enrugada.

Corpo só por hoje, objecto mal pendurado, amanhã sonhos fora um nada de esquadria. A suspensão de um certo ritmo iniciado, batendo com os pés outro ritual de andar perdido e agarrado a músicas de máquinas a trabalhar. Todo movimento, ripando o invisível à superfície. Passar palavra, escarificar acentos na lança da grua que tudo ergue acima do entendimento, hifenizar manhã, indo dos meus olhos ao lugar do teu coração. Passar palavra sobre isto, consentir-te o acto servente. Adestrar a tempestade ao corpo. Fragmento herdeiro de um fragmento. Na verdade, o fim – iminente, duradouro no tempo em que estou para aqui mesmo a dizer mais do mesmo, esta ampliação do nada à escala um para um, dado como exemplar.

Massa pobre, insuficiente para revestir esta tosca estrutura à mostra. De tudo um motor, montado em paralelo a um coração a gripar, violando a esperança dócil. Depósitos no fundo a que nunca se chega, no que se esperava de coisa animada pelo verbo plural das mãos operárias, reduzindo os espaços ao vazio de ocupar numa linha de horizonte traçado pela insónia. Forma silenciosa, impaciente. Pisar a lama da fundação das coisas a trazer aqui, descalço, esfaimado, enregelado nos cantos do corpo, espalhando à mão, por cima deste instável, um admirável emaranhado de fios de cobre roubado sabe-se lá onde às obras dos outros.

BOCA SECA, COLUNA HÚMIDA.

És edifício com categoria
De risco. Ao incêndio
Provocado pelos teus
Maus modos, pela forma
Diferente que é a
Fala de nós acesa. Minha boca
Vem em teu socorro
Para o rescaldo, quando
Já nada
Sentimos.

Em carga, resistimos contra
O esforço do horizonte,
Essa solicitação
Mecânica à qual
Garantimos
Estanqueidade total.

Ah, tão fácil escrever FRÁGIL numa das faces, e oferecer a outra a menos de um corpo, e apontar neste à parte a direcção de um muro, as alterações de humor. Sonhos esquartelados, pelo bater da linha azul a dividir a marcação do seu chão de estar. A suspensão de um certo ritmo – bater com a porta, bater o pé. Passar palavra. Começar o quadrado segundo o prisma; repetir as esferas, lançando-as como balas perdidas para o cilindro do esófago. Borrifar para tudo; o sangue dos outros, o meu sangue se já nenhum houver para dar, e se tiver mesmo de assim o ser – esperar, esperar sempre que tal não seja preciso.

Indo eu a caminho de coisa minha, outra ocupação, esta, a de assentar fiadas no ar, em blocos de cimento desaprumados pela contrariedade. E medo. Só isso. A narrativa, por si só, não detecta o verdadeiro problema. Recapitulando: origem, unidade, aceleração igual a menos mundo, e por último, a dispersão ai de mim por todas as outras coisas a acontecer. Noutros tempos, um ponto bastaria para ditar nosso próprio fim. Volta e meia, o que há a trocar de cá dentro lá para fora? O simulacro de Deus, intervalando por entre os vazios a ocupar. O traço da argamassa celeste, trocado pelo volume da mão tornada tensão, violência, precipitação para o espaço que não há a mais; isolando nas suas ilhas, os significados por atribuir.

Variações de cor, tomadas como refeição e engolidas com água. Mudar a direcção aos ventos se necessário; ser tão pássaro como eles, levando presos inertes de cal pela boca que tudo apaga. Voltar ao chão, e fazer a queimada final ao que não tem explicação. O contrário de exterior. Particularmente o tempo, se nenhum. A falta de um número que ponha ordem nisto. Cortar a direito, reservar o caldo da pele para mais à frente. Virar costas a um narrador descontrolado, entre aqui ali, nos libertando de ficar. A máquina intencional, acelerando em livre curso, na direcção de um ecrã teórico. Se apagando até ver. De velho, inaugurar o tempo.

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