domingo, 9 de junho de 2013

UM FOTÓGRAFO ABORRECIDO





Uma imagem à distância de um chão de ontem. Eu, de joelhos nele e um esforço de ser preciso. Nas minhas mãos, um balde de várias formas contendo sonhos e uma serra. Olho para o fotógrafo à distância de anos, e sei que foram botas ortopédicas que me condicionaram o movimento para o registo. Assume-se antes uma pose sentada, partilhada com um rodapé e um tapete de pregos que não aparece na fotografia. Um sorriso de olhos e uma telefonia cercada por mim próprio e um anjo em forma de laranja humanizada com pestanas e mecanismos. As molduras vão-se decompondo, e só resta a edição de paisagens já escolhidas. Coloco-me em jardins desertos de pessoas, onde passam automóveis constantes que só se abastecem em bebedouros e existem como árvores, com elas partilham lençóis. Poses no meio de raízes, com cintos sem fivela e mãos de mãe por detrás da lente, diminuídas da sua verdadeira beleza de estúdio. Uma dentição simpática que recordo sem ter os olhos todos, sentado quase a cair de um banco extenso. Rostos encaroçados de partilha num só coração, que bate a dois tempos umbilicais mesmo à distância de uma mala. Cravo os pés com mais alguém e um guarda-chuva, numa ponte centrada na imagem que tenho dentro de um bolso antigo, cozido a preceito por uma máquina de família. Santos frágeis. Tenho alguns atrás das costas, enquanto observo de perto um volume de palha a fazer-se casa em altura de um homem. Por vezes pegam-me ao colo, para que a fotografia não fique tremida, em outras faço caretas abaixo do chapéu. Viajo frequentemente por outros arbustos e plantações de bacios substitutos de vasos. Tenho tantas imagens em papel, até uma barba de meses seguidos de rock, pendurada numa vénia ao chão disforme que piso. Lavadeiras saem por torneiras, e lavam serapilheiras usadas depois de pevides. Noutra olho para baixo, ao lado de uma família e tenho um cão de cor que me apanha as migalhas. Gosto quando são de lugares à janela e de burros sem albarda, ladeados por abutres amigos nos caminhos sazonais. Da ausência faço uma auto-estrada regular, para sorrisos com dentes de ouro e cadeiras sem vértebras. Tenho um avião numa escala razoável, sobre uma toalha de crochet imaculado. Agarro-me a metais com girinos martelados dentro de oficinas torcidas. Sou sempre eu que apareço num escorrega, com uma metralhadora e um telefone perto. Espero por canções de embalar que já não tocam na rádio, enquanto jogo a pular uma corda imaginária. Em segundo plano e ao lado de pilares esculpidos por povos de antes, tenho um fantasma vestido com um fato que é só calças presas por uma corda de linhaça. Candeias de azeite esperam no sopé das serras à volta, por neves que nunca mais virão. Um abraço de chuva é uma herança de pele curtida. Os joelhos continuam no chão, aparentemente. Agora com uma junta de bois pela trela e à espera do disparo da objectiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário